Simba, A História Do Simpático Cão Que Foi Abatido A Tiro Por Um Vizinho

Simba, um divertido e adorado cão da raça Leão da Rodésia com cinco anos, foi abatido com os tiros da arma de um vizinho segundo conta o seu dono, José Diogo Castiço, em Idanha-a-Nova.

Simba, a história do cão que foi abatido a tiro por um vizinho

O dono de Simba, José Diogo Castiço de 37 anos, residente em Monsanto (Idanha-a-Nova), contou a triste história publicamente através do seu Facebook. Os factos relatos geraram a consternação e a revolta de milhares de portugueses nas redes sociais numa história que se tornou viral.

Simba, a história do cão que foi abatido a tiro por um vizinho

Enquanto tratava da horta que cultiva, Andreia Mira, a dona do cão abatido, «ouviu dois disparos, seguidos de um gemido agudo» contou José Diogo ao Jornal de Notícias. «Viu o Simba a correr para ela, a cambalear. Deitou-se no colo dela. Tinha o corpo cheio de chumbos e morreu ali», explicou o dono. O jovem empresário acredita que o seu cão terá ido à propriedade do vizinho atraído pelos cães dele que tinham estado, minutos antes, na quinta de José e Andreia.

Simba, a história do cão que foi abatido a tiro por um vizinho

José Diogo chamou a GNR e foram à casa do vizinho. Este disse-lhe logo «que só tinha disparado para o ar, que não o tinha morto» e acrescentou «que já tinha avisado o cão». O vizinho, caçador profissional, tinha em sua posse uma Flober, a arma usada para os disparos que foi apreendida pela GNR.

Simba, a história do cão que foi abatido a tiro por um vizinho

José Diogo Castiço acrescenta «quando o fui enterrar decidi que o Simba ia ser um símbolo nacional contra os maus-tratos a animais».

Os donos de Simba apresentaram queixa que já seguiu para o Ministério Público. O PAN (Partido político Pessoas Animais Natureza) ofereceu apoio jurídico ao casal. José Diogo diz não estar interessado em dinheiro, mas caso venha a receber uma indemnização ela será doada a instituições de ajuda a animais.

Assina a petição «Fazer Justiça Pela Morte do Simba» e para que estes crimes sejam punidos seriamente.
PARTILHA ESTE POST PARA AJUDAR A QUE SE FAÇA JUSTIÇA! PELO SIMBA! PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS!

Link relacionado: Página do Facebook Monsanto A Cavalo (dos donos do Simba).

Simba, a história do cão que foi abatido a tiro por um vizinho

A SIC entrevistou José Diogo Castiço e Andreia Mira, os donos do Simba, que manifestaram toda a sua revolta e indignação.

Cão morto a tiro em Monsanto, Idanha-a-Nova



«O grau de evolução de uma sociedade pode ser avaliado pelo modo como essa sociedade trata as suas crianças, os seus idosos e os seus animais.»

Deixa o teu comentário em Simba, A História Do Simpático Cão Que Foi Abatido A Tiro Por Um Vizinho