O Primeiro Filme A Cores De Lisboa Como Nunca Antes Vista (Nos Idos De 1950)

A Lisboa de 1950 como nunca antes vista num filme colorido inédito - trinta anos antes da televisão a cores em Portugal - que mostra as paisagens e cenários da capital portuguesa e vida dos lisboetas a meio do século passado.

Primeiro filme a cores de Lisboa em 1950

Jeff Altman, um colorista da Filmworkers em Chicago (E.U.A.) partilhou nas redes sociais um vídeo filmado pelos seus avós na cidade de Lisboa na distante década de 1950.

O norte-americano acredita que estas filmagens terão acontecido numa época em que o avô prestava serviço na Reserva Naval dos E.U.A., mas não sabe ao certo em que circunstâncias foram feitas.

O filme a cores e sem áudio capta várias zonas e paisagens da capital de Portugal incluindo algumas imagens aéreas.

Note-se uma Lisboa ainda sem a Ponte 25 de Abril; as varinas e os pescadores a tratar e a carregar o peixe no Cais do Sodré; os carros, carrinhas e autocarros de antigamente; as pessoas na rua e as roupas de então; o Castelo de São Jorge e a Praça do Comércio (que, entretanto, foi restaurada) e um polícia sinaleiro a fazer o seu trabalho em grande estilo com as pessoas a entrarem e sairem dos velhos eléctricos amarelos ao fundo.

A televisão a cores ainda demoraria cerca de 30 anos a chegar ao nosso País (Março de 1980), portanto o que temos aqui é um pedaço muito valioso de História... a cores!

Este vídeo é um verdadeiro achado PRECIOSO! Para ver, rever e partilhar!

Primeiro Filme A Cores De Lisboa (Em 1950)



Deixa o teu comentário em O Primeiro Filme A Cores De Lisboa Como Nunca Antes Vista (Nos Idos De 1950)